
Deu-se aos 30 dias de Novemmbro de 2022, no parque tecnológico de Sorocaba (PTS) e que contou com a presença de autoridades do Consulado Americano e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), aconteceu a festa de encerramento, apresentação dos projetos e as premiações aos vencedores da primeira edição do Projeto Eco Team for a Better World, idealizado e realizado pelo Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU).
A Escola Estadual “Roque Conceição Martins” foi a ganhadora do projeto com o “Pedala Energia”, uma bicicleta estática que produz energia limpa e possibilita o carregamento de celulares, e também, a criação de um power bank de alta potência feito de lixo eletrônico (células de notebok já utilizadas). O Laboratório de Inovações e Competições de Engenharia (Lince), coordenado pelo professor Paulo Sérgio, foi o facilitador da experiência, entregando conteúdo técnico.
Durante a cerimônia outros prêmios também foram entregues: duas bolsas integrais no curso de inglês do Centro Cultural Brasil Estados Unidos, participações no processo seletivo de estágio no Instituto de Tecnologia da Flex, uma bolsa integral de graduação para o aluno destaque e uma bolsa integral de pós graduação para o professor destaque no Centro Universitário Facens.




O Projeto “Eco Team for a Better World”, sendo tutelado pelas entidades CCBEU Sorocaba e pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, foi um projeto social patrocinado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, cuja missão é construir pontes para um futuro melhor na vida de crianças e adolescentes, trabalhando com sustentabilidade, tecnologia e empreendedorismo.
O projeto integra educação, consciência ambiental e social, cultura maker, tecnologia e empreendedorismo através de ações concretas onde o objetivo é a sustentabilidade bem como o trabalho em equipe, o aprendizado da língua inglesa, possibilitando o crescimento pessoal e profissional com a possibilidade do bem-estar social.
O projeto “Eco Team for a Better World” tem por objetivo evoluir para um movimento de exemplo mundial: A sustentabilidade unida à tecnologia para levar oportunidades de transformação. O movimento se multiplicará com o recrutamento de novos grupos que levarão para fora da escola, ou comunidade, chegando em comércios, cidades ou além.










Foram quarenta e três alunos do ensino médio da rede pública, entre 14 e 18 anos, das escolas: ETEC Rubens de Faria e Souza, E.E Doutor Arthur Cyrillo Freire, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Sorocaba e E.E Prof. Roque Conceição Martins, participam dos módulos do projeto relacionados a empreendedorismo social, aulas de Inglês, cultura maker, sustentabilidade e tecnologia, sendo acompanhados por docentes das escolas participantes e agentes facilitadores das instituições: Centro Universitário Facens, Empreenda a Vida Ampla, Addiction Manufatura, Instituto Favela da Paz. Tendo como mentores profissionais do CCBEU Sorocaba e parceiros.
Ao final, todos os grupos desenvolveram e aplicaram junto com os líderes um dos projetos, conscientizando a comunidade em seu entorno da responsabilidade social e ambiental.




